Saltar os Menus

Notícias

25 de Abril de 2018

Ciclo de Conferências – Novos Desafios à União Europeia – Arquivo Distrital de Bragança | 27 de Abril de 2018

Novos desafios à União Europeia é o tema do Ciclo de Conferências  que decorrerá no Arquivo Distrital de Bragança entre abril e novembro de 2018 e que contará, na sua primeira sessão, com a presença do Senhor Professor Doutor Adriano Moreira e das Senhoras Professoras Doutoras Isabel Maria Freitas Valente e Maria Ribeiro. No mesmo dia inaugurada a Exposição “Portugal e a Europa: uma História Contada através dos Selos Portugueses” da autoria de Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita.
As iniciativas, coordenadas cientificamente por Isabel Maria Freitas Valente, Coordenadora Científica do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20 e investigadora Integrada no mesmo Centro, terão lugar sexta-feira, 27 de Abril as 15h00 e 16h30 respetivamente, nos claustros do Arquivo Distrital de Bragança.

Esta realização cientifico-cultural é fruto da parceria entre o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 e o Arquivo Distrital de Bragança e do apoio da Câmara Municipal de Bragança.

Analisar, questionar, problematizar e debater temáticas candentes da nossa realidade de hoje, na Europa. São os objetivos primeiros deste ciclo. Temas de incontornável atualidade – Fronteiras da União, Instituições, Legitimidade, cidadania, Identidades, perceção pública, regionalismo, política regional, intelectuais e a ideia de Europa – subjazem às análises comparadas e aos debates que se pretendem estimulantes entre oradores e público durante estes meses.

A Exposição pretende abrir perspetivas para o debate sobre a integração europeia de Portugal bem como para a reflexão sobre a forma como a filatelia retratou este longo percurso. Com esta iniciativa pretendemos contribuir, ainda que de forma modesta, para a construção identitária de um novo espaço jurídico, social, económico, cultural e político em formação – esse espaço que é a Europa em constante devir.

Cartaz Ciclo de Conferências – Bragança-01

 

Esta notícia foi publicada em 25 de Abril de 2018 e foi arquivada em: Notícias.