Saltar os Menus

Notícias

2 de Junho de 2018

Dia internacional dos Arquivos | Programa de atividades | 11 a 15 de junho/2018

 

No âmbito das Comemorações do Dia internacional dos Arquivos sob o lema Arquivos: “Governança, Memória e Herança”, o Arquivo Distrital de Bragança reflete sobre a sua importância na sociedade que integra e de que faz parte integrante. Para tal apresenta uma reflexão virtual  ( https://drive.google.com/drive/folders/1c5fX4I5iCwdqZdyO8mBuw-OPkDE26-hm) que procura chamar a atenção para aspetos menos conhecidos e menos evidentes na atividade do arquivista.

          Profissão: Arquivista– Momentos de uma profissão surpreendente.

    Geringonça – A estranheza da mecanização de processos nas funções de arquivista.

                             Nota de rodapé – O nosso conhecimento é validado pelo respaldo dos que nos antecederam  e aos quais humildemente almejamos ser comparados.

O Arquivo Distrital de Bragança abre as suas portas à cidade e proporciona a toda a comunidade em “11 de junho – Dia Aberto” no qual os cidadãos poderão visitar espaços que normalmente lhe estão vedados. Visitas guiadas aos depósitos e espaços restritos do Arquivo Distrital de Bragança para a tomada de conhecimento e execução das tarefas necessárias à gestão de salvaguarda e divulgação do património Arquivístico.

Inclui também, a atividade “Página em Branco”. E a página lá está…em branco. A desafiar-nos para lhe darmos vida, onde cabem todas as ideias, todos os mundos, todos os sonhos, todas as viagens, todas as dúvidas, todas as palavras para ela deixar de estar em branco… e está a chamar por ti!

Exposição “Portugal e a Europa: uma História Contada através dos Selos Portugueses” da autoria de Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita, ao longo do claustro superior.

Mostra documental “O último enforcado do distrito de Bragança, José Jorge de Figueiredo, no âmbito das comemorações dos 150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.

A participação nos eventos é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória, a qual poderá ser feita por telefone (273 001 300) ou por correio eletrónico (mail@adbgc.dglab.gov.pt), indicando o nome/instituição e contacto.

ADBRAGANÇA_PROGRAMA_Dia Internacional dos Arquivos

Esta notícia foi publicada em 2 de Junho de 2018 e foi arquivada em: Notícias.