Saltar os Menus

Notícias

1 de Janeiro de 2019

DOCUMENTO EM DESTAQUE

O Documento em destaque do mês de fevereiro refere-se à administração local- “Posturas que se fizerão este anno de mil e seis centos e dezanove annos na Camara desta cidade de Bragança 1619” ADBGC-ALL-CMBGC-00004

Transcrição do documento – AFONSO, Belarmino-Revista Brigantia-1997

Este documento é constituído por 21 posturas, que são instrumentos jurídicos que exprimem a vontade da comunidade reunida em assembleia, sendo estas deliberações das câmaras municipais. Assim, a municipalização enquanto processo de descentralização dos serviços públicos é o melhor caminho para diminuir as desigualdades entre as cidades, facilitar a participação e “fiscalização” por parte da população na resolução de problemas e a tomada de iniciativas para novas soluções de carácter comunitário e cidadania pro-ativa.

Associamo-nos assim, à efeméride dos 555 anos de elevação de Bragança a cidade que se celebra a 20 de fevereiro de 2019.

No ano de 1187 o Rei Dom Sancho I concedeu-lhe a carta de foral e no ano de 1199 libertou-a do cerco que lhe impusera o Rei Afonso IX de Leão, passando assim oficialmente a cidade a ser chamada de Bragança. No ano de 1442 o regente Dom Pedro elevou a cidade de Bragança a cabeça de ducado concedido ao seu irmão ilegítimo, Dom Afonso, 8º Conde de Barcelos. No ano de 1445 Bragança recebeu uma feira franca e no ano de 1464 foi oficialmente elevada à categoria de cidade através do Rei Dom Afonso V. 

Esta notícia foi publicada em 1 de Janeiro de 2019 e foi arquivada em: Documento em destaque.

Arquivo Distrital de Bragança