Saltar os Menus

Notícias

8 de Março de 2019

O Documento do mês de abril enaltece e associa-se ao Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor,que se celebra a 23 de abril.

A data tem como princípio fulcral reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura na população.

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, sendo um elemento fundamental no processo educativo, e na construção da pessoa humana como um todo.

Assim damos relevo à figura ímpar do escritor e investigador transmontano Dr. Hirondino da Paixão Fernandes (Foto), nascido em Parâmio (Bragança), 1931, que dedicou toda a sua vida à promoção da cultura e identidade do distrito.

Licenciado pela Faculdade de Letras de Coimbra no Curso de Filologia Românica. Foi Sócio da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia do Porto; foi Delegado Distrital (Bragança) da Mocidade Portuguesa; Deputado da (Assembleia Nacional), IX Legislatura, pelo círculo de Bragança. Fundou o jornal, mais tarde tornado boletim, Presença(1959),e mais tarde colaborador da “Brigantia”, “Tellus” , “Gil Vicente” “Seara Hoje”; fundou o Clube de Fotografia e Cinema bem como, um Grupo Musical e outro de Teatro. Autor de diversos livros, destacando a notável obra “Bibliografia do Distrito de Bragança”; Série Escritores, Jornalistas e Artistas, edição da Câmara Municipal de Bragança, em 10 volumes (2012).

Autor transmontano com maior número de obras publicadas, de entre vivos. A mais representativa, por trabalhosa e importante chama-se Bibliografia do Distrito de Bragança: Série Documentos (textos Publicados).  Tomo I Tomo II

O cartaz em destaque, a partir de uma fotografia do acervo bibliográfico do ADBGC, pretende salientar a importância dos livros para a compreensão e autoconsciência do Mundo, bem como o enriquecimento da vida num elo universal de liberdade e criatividade.

http://adbgc.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/12/2019/03/Dia-Mundial-do-Livro.jpg

Esta notícia foi publicada em 8 de Março de 2019 e foi arquivada em: Documento em destaque.

Arquivo Distrital de Bragança