Saltar os Menus

Notícias

2 de Agosto de 2019

Dia Mundial da Fotografia

 

O documento do mês de agosto, comemora a efeméride do dia Mundial da Fotografia que se celebra no dia 19.

A fotografia foi e continuará a ser uma das formas de resistência na eternização da realidade, seja esse real um lugar, um objeto, um momento singular, instantes na fluidez do tempo, ou pessoas, na sua matriz bio-socio-cultural.

A fotografia é um importante instrumento para reter momentos sobre a história da humanidade, na sua passagem pelo tempo. E, assim como os poetas tentam expressar e explicar sentimentos através de seus versos, a fotografia é em si mesma também, um importante veículo para, por meio de imagens, representar na sua “intima fração” uma panóplia de sentimentos como alegria, tristeza,medo, indiferença, reflexão e muitos outros, que são transversais ao ser Humano, enquanto ser circunstancial.

A fotografia é assim, o expoente máximo da representação e manifestação artística. O Arquivo Distrital de Bragança, tem o orgulho de apresentar,o artista Carlos Fotógrafo , que por detrás da câmara, há mais de meio século fotografa no distrito de Bragança.

Não pretendendo ser uma exposição no sentido literal do termo, é antes uma retrospetiva da obra do artista, que fazendo uso de uma apurada técnica de manipulação de luz enquanto instrumento do trabalho de arte fotográfica, Carlos Fotógrafo, presenteia-nos com uma coleção de fotografias da sua autoria que cobrem principalmente a época áurea do preto e branco e a cores, quiçá influência do cinema Nouvelle Vague e nos mostra uma Bragança diferente através dos rostos da cidade no feminino, na sua pureza e beleza de grande intensidade de expressionismo.

Estará patente de 5 de agosto e 30 de setembro, no claustro superior do Arquivo Distrital de Bragança, como matriz da memória coletiva.

Esta notícia foi publicada em 2 de Agosto de 2019 e foi arquivada em: Documento em destaque.

Arquivo Distrital de Bragança