Saltar os Menus

Mensagem da Direcção

O Arquivo Distrital de Bragança é um serviço desconcentrado da Administração do Estado, de âmbito regional, com autonomia administrativa, na dependência da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

O Arquivo Distrital não pode ser visto como simples depósito de documentos, virado apenas para o passado, reduzido a uma vocação historicista, mas intervir nas comunidades onde se insere como organismo atuante, promotor de desenvolvimento cultural, social e humano.

A documentação que aqui foi sendo incorporada (cerca de 7 km) constitui um património histórico e cultural de valor incalculável e da maior importância, não apenas para a história regional, mas também para a história Nacional.

Para além da antiguidade dos tesouros que guarda e das potencialidades da inovação tecnológica, queremos mostrar a toda a comunidade, a importância deste organismo na salvaguarda do Património Arquivístico do Distrito, na continuação da união entre o passado, o presente e o futuro, permanecendo como um elemento identitário fundamental.

Última Actualização: 21 de Julho de 2021