Saltar os Menus

Notícias

22 de Abril de 2016

Dia Mundial do Livro e do Autor

ADBGC_Cartaz-Dia internacional do Livro e do Autor

O Livro Litúrgico

 

O “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor” é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, dia de S. Jorge.

É neste contexto que se insere o evento “Livro Litúrgico”, patente no Arquivo Distrital de Bragança que pretende dar a conhecer o espólio bibliográfico, constituído por cinco mil volumes desde o século XVI.

No claustro superior, está presente o “Livro Impresso em Portugal entre os séculos XV e XVI, evidenciando os maiores centros de impressão, quer a nível nacional e internacional, bem como os temas mais representativos.

Tal só foi possível à figura proeminente do inventor alemão Joahannes Gutenberg que no ano de 1455 criou uma das maiores contribuições para o mundo moderno – a imprensa – permitindo assim a produção e divulgação do conhecimento.

Partindo do Verbo como criador, encarnado, que envolve, a linguagem e o pensamento no seio da natureza humana, conferindo realidade (s), na sala de leitura, está presente a simbólica litúrgica que materializa uma realidade transcendente e invisível.

Todo o símbolo litúrgico, mergulha na grandeza do mistério que brota de Deus.

O Arquivo Distrital de Bragança, para além da antiguidade dos tesouros que guarda e das potencialidades da inovação tecnológica, pretende demonstrar a toda a comunidade, a importância deste organismo na salvaguarda do Património Arquivístico do Distrito, na continuação da união entre o passado, o presente e o futuro, permanecendo como um elemento identitário fundamental. Uma identidade que resulta da confluência da tradição e da renovação.

Esta notícia foi publicada em 22 de Abril de 2016 e foi arquivada em: Sem categoria.