Saltar os Menus

Notícias

23 de Abril de 2021

Dia Mundial do Livro

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura na população. Assim, os livros como entidades vivas, são um importante meio de transmissão no que concerne à cultura e informação e saber. São elementos fulcrais no processo educativo e na construção da pessoa humana, a partir de valores universais, pensamento e linguagem num processo evolutivo. A língua portuguesa deriva do Latim, língua falada na região onde ficava a Roma antiga, designada por Lácio, e que, na sua expansão, os Romanos trouxeram para outras regiões, onde, em conjunto com fatores locais, evoluiu originando as línguas românicas. O Arquivo Distrital de Bragança, associa-se a esta efeméride, apresentando uma mostra de livros impressos do fundo antigo – “Dia Mundial do Livro” -, entre o século XVI e XIX, estando patente entre o dia 23 de abril a 31 de maio, de acordo com as orientações da DGS e plano de contingência da DGLAB/ADBGC.

Enaltecemos o livro nesta celebração, como matriz do pensamento, da indagação do eu, do mundo no processo múltiplo da comunicação humana universal.

As visitas presenciais deverão ser marcadas antecipadamente, através: Telefone: (+351) 273 001 300 e mail.adbgc@adbgc.dglab.gov.pt.

A mostra, será também apresentada online através da disponibilização de um vídeo e um conjunto de fotografias ilustrativas da mostra do “Dia Mundial do Livro”

 “Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo.“ — Ludwig Wittgenstein, livro Tractatus Logico-Philosophicus.

Japonês

423日、ユネスコによって1996年に設立された世界図書著作権デーを祝います。本は文化を伝える重要な手段であるため、本の重要性と有用性を認識し、人々の読書習慣を促進することを目的としています。

したがって、422日から531日まで、Arquivo Distrital de Bragançaは、XからXXI世紀までの作品を特集したブックショーである読書室で発表します。 展示会は公式ウェブサイトでもオンラインで公開されます。

Chinês

423日,我們慶祝聯合國教科文組織於1996年設立的世界圖書日. 由於書籍是交流文化的重要手段,因此我們的目標是認識書籍的重要性和實用性,並提高人們的讀習慣。

因此,從422日至531日,阿爾基沃·布雷特里亞德·布拉甘薩(Arquivo Distrital de Bragança)將在覽室展示一部以XXXI世紀的作品為特色的書展。 展覽還將在官方網站上在線發布。

(Colaboração de Mário Roseira)

Esta notícia foi publicada em 23 de Abril de 2021 e foi arquivada em: Notícias.