Saltar os Menus

Notícias

1 de Novembro de 2021

Documento do mês de outubro de 2021 – Manuscrito de música Sacra

O dia 1 de outubro foi estabelecido em 1975 pelo International Music Council como o Dia Mundial da Música. Este é um dia de celebração que se alicerça em objetivos muito concisos. Esses princípios centram-se na promoção da arte musical em todos os setores da sociedade, na divulgação da diversidade musical e na aplicação dos ideais e fundamentos da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências por meio da educação, ciência e cultura. A música faz parte do universo mais profundo do ser humano.

A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. Desde os primórdios ás poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, aos poemas simbolistas… visam à musicalidade nas suas criações múltiplas, são exemplos do uso artístico da música na sua plenitude, no qual o objetivo é proporcionar prazer à alma e evocar uma paleta de sentimentos. A música é reconhecida por muitos musicólogos como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio onde está patente a liberdade criativa, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento da interioridade, bem como da exterioridade, numa leitura transcendental do eu, do outro, e do mundo. Na música estão contidos três elementos: as palavras, a harmonia e o ritmo, numa simbiose absoluta. Assim, podemos afirmar que ela penetra diretamente nos nossos centros nervosos do nosso singular celebro, ordenando de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do espaço, além de inspirar o gosto pelas virtudes e valores que emanam da mesma, num alegoria imagética, num todo estético. Vivenciada de diversas formas na práxis do ser circunstancial é, contudo, muitas vezes desprezada pelos governos e outras organizações que deveriam ser as primeiras a elevá-la como um elo universal cultural e transversal.

A música teve sempre um papel importante na religião, inspirando as pessoas a pensarem em Deus. Sacra é toda a música que, através dos séculos, foi composta para o serviço da liturgia, tanto da missa como do ofício divino.

Sobre a temática da música, o Arquivo Distrital de Bragança possui 2 livros, sem data e trechos musicais, são cerca de 10 folhas de pergaminhos, servindo de capas a livros.

Destacamos como documento do mês, alguns trechos musicais em pergaminho, com o canto gregoriano em latim escrito à mão no tetragrama vermelho. De destacar a particular importância da precisão das letras iluminadas, que fariam parte de um códice organizado em cadernos solidários ente si por cosedura e encadernação, que serviriam de suporte para capas de livros de registos paroquiais. Celebramos o Dia Mundial da Música para que seja um dia de reflexão, onde prevalece o elo da origem, o canto primordial da humanidade . A promoção da arte musical em todos os setores da sociedade, deverá ser uma realidade tangível no fluxo da existência, e não só deste dia evocativo. Se assim for, a aplicação dos ideais e fundamentos, como a harmonia e humanismo entre as pessoas e a evolução das culturas encontrarão, na música, um forte aliado na regeneração e transformação da Humanidade, num processo contínuo.

A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere- lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação.” Platão

Esta notícia foi publicada em 1 de Novembro de 2021 e foi arquivada em: Arquivo.