Saltar os Menus

Notícias

29 de Novembro de 2021

Arquivo Distrital de Bragança – 105 Anos ao Serviço da Memória Coletiva [1916-2021]

O Arquivo Distrital de Bragança (ADBGC) reúne tesouros antigos detendo, a par, potencialidades da inovação tecnológica, que usa na salvaguarda do Património Arquivístico do Distrito. Existe uma simbiose dialética entre o passado, o presente e o futuro, como elemento identitário fundamental, na confluência da tradição e da renovação transfiguradora.

Na sua missão de promoção, salvaguarda, valorização, divulgação, acesso e fruição do património arquivístico da região do Nordeste Trasmontano, o Arquivo Distrital de Bragança detém 7 km de documentação, desde o século X, garantindo os direitos do estado e, dos cidadãos neles consubstanciados, bem como a sua utilização como recursos da atividade administrativa e fundamento da memória coletiva.

O Arquivo Distrital de Bragança não é mais que a memória parcial e fragmentária, da vida de homens e mulheres, que queremos cada vez menos parcial, transformando-se num espaço público de liberdade, onde cada cidadão do mais humilde ao mais destacado, tem ali o seu nome inscrito, não para ser esquecido, mas para ser perpetuado e a sua história contada, pela memória vivaz.

Os desafios colocam-se perante as próprias oportunidades. Cientes da necessidade de reforçar os Arquivos de um maior investimento tecnológico e mais recursos humanos adequados, para a salvaguarda de uma memória para os conteúdos nado-digitais. Estes documentos são a nova realidade, com caraterísticas diferentes das dos documentos em suporte papel e o maior desafio é o da preservação da informação digital mantendo as suas propriedades intrínsecas. Afinal, a memória coletiva é o nosso bem precioso, universal.

Hoje, 29 de novembro de 2021, convidamos toda a comunidade a participar nesta celebração, onde partilhamos a nossa memória e, onde revelamos traços da nossa identidade coletiva a partir de duas visitas virtuais (dado o contexto pandémico), uma mostra documental Arquivo Distrital de Bragança – 105 Anos ao Serviço da Memória Coletiva” – http://105anosarquivo.epizy.com/?i=1 com o espólio que o Arquivo Distrital de Bragança (ADBGC) possui, e centenário da revista “Seara Nova”, http://searanova.publ.pt/centenario/do-elogio-do-pensamento-mostra-online-da-revista-seara-nova/.

Esta notícia foi publicada em 29 de Novembro de 2021 e foi arquivada em: Notícias.