Saltar os Menus

Notícias

1 de Abril de 2022

Documento do mês de de março 2022 – Gripe Pneumónica no distrito de Bragança,1918-1919

A pandemia de gripe de 1918-1919 foi a doença mais mortífera de todos os tempos, que terá afetado uma em cada três pessoas na população mundial. Em termos de baixas, terá provocado um número de mortos superior ao das duas guerras mundiais juntas.

A pandemia de gripe de 1918-19 ficou conhecida internacionalmente como Gripe Espanhola (Spanish Influenza ou Spanish Flu) e em Portugal por Pneumónica (ou Gripe Pneumónica).

O documento mês, dá relevo a um conjunto de ofícios da Delegação de Saúde de Bragança dirigidos ao Governador Civil de Bragança em 1918-19, onde estão patentes os registos dos pacientes, bem como o respetivo diagnóstico face à gripe Pneumónica que assolou o distrito .

As características inerentes da pandemia de 1918-1919 proporcionam, assim, a um estudo à luz dos debates atuais sobre os novos riscos pandémicos e a pandemia atual que nos assola. Estes ofícios tem como função contribuir para uma reflexão mais alargada sobre as pandemias na atualidade e as suas consequências para a saúde pública. Da História fica-nos os factos, números, pessoas que tornam a memória vivaz.

(Cota: ADBGC/AC/GCBGC/ASP/CX134)

Esta notícia foi publicada em 1 de Abril de 2022 e foi arquivada em: Arquivo.