Saltar os Menus

Notícias

25 de Abril de 2022

25 de Abril sempre!

 

No dia 25 de abril de 1974, a sociedade portuguesa terminava um capítulo da sua História com um glorioso “Adeus” a uma ditadura de 48 anos, sob o comando de António de Oliveira Salazar. Na altura do golpe, desencadeado por militares, o apoio popular foi tamanho que os comandantes da operação não puderam conter a euforia multicolor que invadiu as ruas de Lisboa. As pessoas tomavam as praças no seu imenso esplendor, vaiavam as reduzidas forças militares governistas, ofereciam apoio e alimentos aos revoltosos numa gratidão de solidariedade, e festejavam a perspetiva de liberdade face ao obscurantismo, empunhando cravos ao invés de armas.

A manifestação ficou assim conhecida como a “Revolução dos Cravos” neste ato mágico e libertador. A sua mais célebre imagem retrata uma criança colocando uma dessas flores, muito comuns na primavera portuguesa, no cano de um fuzil. A simbólica presente no plano histórico da realidade.

O poema florido libertador realizava-se no texto da realidade.

Passados esses anos todos, e no decorrer da fluidez dos seus aniversários, a questão colocada às novas gerações (portuguesas ou não) está ligada a compreensão dos acontecimentos da época e o que os teria justificado numa consciencialização permanente ávida de memória tangível. Por outro lado, há o inerente respeito à importância histórica da data e suas consequências para o país, a Europa e mundo, atual e globalizado face aos populismos que assaltam o mundo, bem como a insólita guerra na Ucrânia.

Sejamos astutos, atentos, conscientes do passado que é presente e futuro renovado na realidade, numa dialética permanente na práxis quotidiana, onde impera luz na Razão desperta, sagaz.

O Arquivo Distrital de Bragança destaca do seu sublime espólio, a Revista “Amigos de Bragança” de julho de 1974 (notas em torno do 25 de Abril e um poema de Alberto Miranda) numa apologia à memória coletiva que renasce no tempo e dele se constrói.

   

Esta notícia foi publicada em 25 de Abril de 2022 e foi arquivada em: Notícias.