Saltar os Menus

Notícias

19 de Setembro de 2022

Rede de Arquivos do Distrito de Bragança (RAD-BGC) – Ação de sensibilização “Preservação de Arquivos Públicos e Particulares”

No âmbito da Rede de Arquivos do Distrito de Bragança (RAD-BGC) criada por despacho do Senhor Diretor Geral da Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Dr. Silvestre Lacerda, de 19 de abril de 2021, realiza-se uma Ação de Sensibilização para a Preservação de Arquivos Públicos e Particulares, que terá lugar no dia 23 de setembro de 2022 pelas 10:00h, no auditório da Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, sendo os conteúdos desta ação da responsabilidade do Arquivo Distrital de Bragança (ADBGC).

Esta ação de sensibilização destina-se a instituições públicas e privadas, contribuindo para a promoção na preservação da memória individual e coletiva, desde a sua produção documental ou mesmo numa fase precedente em que um sistema de informação que suporte os processos organizacionais em que os documentos serão produzidos, é concebido e planeado. A intervenção a montante dá a possibilidade de garantir a qualidade documental, coerência classificativa e a eficiência e transparência dos processos organizacionais.

Considera-se, também, fundamental a higienização dos documentos, o correto acondicionamento, o controlo da temperatura e humidade nos depósitos, pondo em prática um plano de preservação elaborado para o efeito.

Os Arquivos constituem a memória de uma organização, qualquer que seja a sociedade, empresa ou instituição, a fim de suportar o seu funcionamento e gerir o seu futuro, pois é um processo que tem de servir e adaptar-se às exigências das organizações e dos cidadãos.

Esta notícia foi publicada em 19 de Setembro de 2022 e foi arquivada em: Sem categoria.