Saltar os Menus

Notícias

21 de Setembro de 2022

Jornadas Europeias do Património 2022 – Património Sustentável

                        Arquivo Distrital de Bragança – Património da Memória

Há uma reflexão emergente em torno das atribuições do arquivista, na tomada de consciência e na práxis de uma atividade associada a medidas e procedimentos que contribuam de forma cabal para a preservação do meio ambiente. O excesso de papel que envolve o mundo atual tornou-se numa preocupação imperiosa face ao nosso comportamento, enquanto atores diretos deste universo

Assim, alternativas como a reciclagem de materiais são metas eficazes, sendo o arquivista como agente disseminador de práticas como a preservação ambiental no âmbito profissional.

Estamos perante uma postura ética no qual devemos estar todos cientes dos valores inerentes à preservação e conservação documental, onde em última instância o reduto final é o Universo.

A temática da sustentabilidade é em si um termo cada vez mais vigente, já que todos os dias inúmeras pilhas de papéis são criadas e muitas delas descartadas de forma indevida, prejudicando o meio ambiente. A digitalização de documentos, para além de ajudar com a organização, produtividade e economia financeira do arquivo, pode contribuir com a tão proclamada sustentabilidade. Através da digitalização de documentos, todos são armazenados em arquivos no seu computador, tablet, smartphone ou outro dispositivo eletrónico. E a vantagem é que todos são acessíveis à comunidade coletiva, ao eu singular, pode ser facilmente acessível a qualquer hora e local, apenas com um login ou senha, tornando o acesso muito mais fácil e diminuindo os impactos ambientais ocasionados pela grande quantidade de papéis produzidos diariamente. O Acervo de um Arquivo tem sempre o compromisso socioambiental e principalmente com seus clientes, nesta mudança de paradigma há uma consciência coletiva. Na abordagem do arquivo e da memória existe uma relação indissociável na sociedade da informação. Evidencia-se tal relação como imprescindível, visto que o arquivo está impregnado de práticas e sentidos que compõem a identidade de um povo. Enfatiza-se a importância do arquivo como lugar para a realização da pesquisa histórica e para a produção do conhecimento. Criam-se, assim, novas formas de compreender os fenómenos e a maneira como eles se desenvolvem. Esta prática permite o cruzamento harmónico com a Ciência da Informação no que concerne a sua abordagem representativa. Foca-se, nesse processo, a relevância das fontes arquivísticas, que, ao serem inseridas num contexto socioeconómico, político e cultural, têm o ser humano como produtor de sentidos múltiplos.

O Arquivo Distrital de Bragança assimila estes pressupostos, nos quais preconiza um futuro sustentável em simbiose com o tempo e espaço em prol da Memória. O Arquivo Distrital de Bragança coloca à disposição dos seus utilizadores, a possibilidade de aceder diretamente a este património arquivístico através do acesso ao repositório: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/ e, em alternativa poderá aceder à página https://adbgc.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/.

Esta notícia foi publicada em 21 de Setembro de 2022 e foi arquivada em: Notícias.