Saltar os Menus

Notícias

1 de Abril de 2023

Documento do mês de abril de 2023 – 25 de Abril e a Poética da Liberdade

O Dia da Liberdade na sua plenitude é comemorado em Portugal a 25 de abril.

Nesta data celebra-se a revolta dos militares portugueses, que no dia 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, que era liderado por António de Oliveira Salazar.

O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa em massa, começava assim, a História a reescrever o seu percurso transformador e renovador.

O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que a população colocou nas armas dos militares neste dia como manifesto da revolta de uma sociedade que vive em penumbra e escuridão profunda, desigual em todas as latitudes.

A celebração do Dia da Liberdade em Portugal, também conhecido como o dia da Revolução dos Cravos, relembra a importância da liberdade no país contra a patente opressão, tensão, castração, frustração, mutilação dos valores, anulação da pessoa humana, infernização dos sonhos e desejos, amputação categórica da liberdade.

Assim, enaltecemos o dia, com a declamação do poema “Imaginário” da obra poética “Turbulências”, do autor multifacetado Prof. Doutor. João cabrita, onde expressa de uma forma eloquente e singular, palavras que articulam a afetividade e amor numa alegoria simbólica do 25 de abril, na permanência e na continuidade, como de um hino se tratasse a reter e a sentir na memória coletiva no seu esplendor.

Eis a luta face aos poderes que terminam em “ismos”, que assolam a nossa contemporaneidade, e surgem pelo mundo como sanguessugas, onde a paz dá lugar ao ódio que desperta do seu sono.

Viva o 25 de Abril sempre!

Poesia declamada pelo Prof. Doutor João Cabrita

Licenciado em Filologia Românica – Faculdade de Letras Universidade Clássica de Lisboa;  Pós-graduado em Ciências da Educação – Universidade Aberta;  Mestre em Didática da Língua e da Literatura – Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro;  Doutor em Filologia Portuguesa – Universidade de Salamanca; Licenciado em Filosofia – Universidade Porto; Investigador do CITCEM da Universidade do Porto; 

Obras publicadas

Análise de textos literários, séculos XVIII, XIX e XX, Instituto de Formação Bancária;  O Liceu Nacional de Bragança e o seu patrono, uma história por contar, Edições Colibri; Paulo Quintela, um ilustre reconhecido, Edições Colibri; Cem Anos do Clube de Bragança, no Centenário da República, edição da Câmara Municipal de Bragança; Delfim Guimarães, um nortenho no coração da Amadora, edição da Câmara Municipal da Amadora; Trindade Coelho, um homem na encruzilhada do seu tempo, Edições Colibri; Horizontes da Literatura, Pessoa em Saramago, Lema de Origem; Turbulências, Poesia, Edições Cultiva, entre outras.

Esta notícia foi publicada em 1 de Abril de 2023 e foi arquivada em: Arquivo.