Saltar os Menus

Notícias

1 de Maio de 2023

Documento do mês de maio de 2023 – Dia da Mãe

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de maio em Portugal.

O Dia da Mãe é uma homenagem e celebração universal, que tem como intuito, reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães. Assim, culturalmente os filhos costumam oferecer presentes e preparam surpresas de encanto para as mães, de forma a mostrarem o quanto as amam e agradecer toda a sua ternura, empenho e dedicação incondicional. Em suma, é um ato de gratidão face à génese, ao principio imaculado da vida, na matriz do sagrado, diríamos indivisível da plenitude do amor, como construção da existência e fundamento da mesma. Há um elo transcendental onde se conjuga esta relação mágica e singular, de iluminar um novo ser, fruto do eu circunstancial das matizes do mundo, o invisível revela-se no visível numa alegoria do nascimento e renascimento.

Assim, enaltecemos e celebramos este dia com a estampa religiosa de Nossa Senhora dos Remédios, numa apologia a todas as Mães que emanam da virgem Maria, bem como, o documento da da fundação da Capela de Nossa Senhora dos Remédios em Lebução – Valpaços, datado do ano 1783. O Padre Amaro José Lopes e mais moradores erigiram a capela com o seu fervor religioso e devoção extrema.

Fica aqui um excerto do hino da Nossa Senhora dos Remédios: “Ó senhora dos Remédios aqui vimos suplicar que cureis os nossos tédios para todos nos salvar…”

Tempo de amar no nosso mais intimo silêncio todas as Mães, presentes, ausentes, entre a terra e o céu. Que a gratidão seja o verbo que pulsa na nossa memória num ato contínuo e eterno.

                             Estampas de Nossa Senhora dos Remédios 

                       

                               Hino da Virgem Senhora dos Remédios

                                                       

Documento de fundação da Capela de Nossa Senhora dos Remédios em Lebução – Valpaços, datado do ano 1783

Código de referência: PT/ADBGC/DIO/MSMDRBGC (Cx37/Pt5/Doc060)

Esta notícia foi publicada em 1 de Maio de 2023 e foi arquivada em: Arquivo.