15 de Maio de 2023
Dia Internacional da Família – 15 de maio
O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família. A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, evidenciar: a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil; chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades; sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
-
“A maturidade chega a uma família quando a vida emotiva dos seus membros se transforma numa sensibilidade que não domina nem obscurece as grandes opções e valores, mas segue a sua liberdade, brota dela, enriquece-a, embeleza-a e torna-a mais harmoniosa para bem de todos”.
Papa Francisco
Assim, destacamos o registo de batismo de Francisco Manuel Alves, mais conhecido como “Abade de Baçal”
Já fez a sua Genealogia?
O que é a Genealogia?
A Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem e evolução, descrevendo as gerações em cadeia (em sentido ascendente ou descendente) e traçando, sempre que possível, as biografias dos seus membros.
Se pretende conhecer as suas raízes familiares e estudar a sua ascendência, tenha em conta as seguintes indicações.
Como iniciar a sua genealogia?
Qualquer trabalho de pesquisa genealógica deverá iniciar-se tendo por base os assentos de batismo, de casamento e de óbito, registados nos livros paroquiais (livros de batismos, de casamentos e de óbitos). Por vezes, os livros paroquiais são mistos, isto é, concentram no mesmo livro registos de batismos e de casamentos ou de óbitos. Esta situação é sobretudo frequente nos livros mais antigos. Estes registos estavam a cargo dos párocos, motivo porque cada livro só inclui assentos de uma paróquia ou freguesia.
Sobretudo através dos assentos de batismo e de casamento obtêm-se informações essenciais para o estudo de qualquer família, como sejam: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, moradas, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas, etc.
O registo dos batismos e dos casamentos “em livro próprio” só passou a ser obrigatório a partir de 1563 (por força de uma norma da 24ª sessão do Concílio de Trento), muito embora numerosas paróquias já o praticassem anteriormente. A obrigatoriedade do registo dos óbitos data de 1614.
Onde encontrar os documentos?
O Arquivo Distrital de Bragança conserva os antigos registos paroquiais que se encontram disponíveis online.
Faça a sua genealogia, consultando os livros disponíveis online, através dos links abaixo, por ordem alfabética de concelho do distrito de Bragança: