Saltar os Menus

Notícias

5 de Junho de 2023

Dia Internacional dos Arquivos no Arquivo Distrital de Bragança – 9 de junho de 2023

Dia Internacional de Arquivos-9-06-2023

No dia 9 de junho celebra-se o DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS, o Arquivo Distrital de Bragança, este ano, assinalará este dia com dois eventosDIA ABERTO” – visitas guiadas ao acervo documental custodiado pelo Arquivo.

A participação é gratuita e, preferencialmente, mediante inscrição prévia Tel.:+351 273 001 300 ou por correio eletrónico – mail.adbgc@adbgc.dglab.gov.pt).

Ás 17h00 – Abertura e apresentação da mostra documental “Memória e Identidade” do “Espólio ”Camilo Mendonça”, personalidade transmontana, com um trajeto de vida, ímpar e incontornável.

Assinalamos, também, a Doação do Espólio “Camilo de Mendonça” ao Arquivo Distrital de Bragança, de interesse histórico, contribuindo para a valorização cultural de busca da identidade nacional da consciência da identidade regional, contribuindo para o enriquecimento do acervo desta instituição, colocando, à disposição dos investigadores uma documentação do maior valor.

Assinatura de Protocolo de Doação

No passado dia 04 de maio de 2023 foi assinado o protocolo de doação entre a DGLAB, Dr. Silvestre de Almeida Lacerda, Diretor Geral e Álvaro Luís Pegado Lemos de Mendonça, filho do Eng.º Camilo Lemos de Mendonça.

O Espólio “Camilo Mendonça” é constituído por documentação relacionada com a atividade desenvolvida nos vários cargos desempenhados, tais como, Secretário do Secretário de Estado da Agricultura, Secretário de Estado do Ministério da Agricultura, vogal do Conselho Cooperativo, presidente da Comissão Administrativa do Grémio dos Armazenistas e Produtores de Azeite.

Esta notícia foi publicada em 5 de Junho de 2023 e foi arquivada em: Sem categoria.