Saltar os Menus

Notícias

31 de Julho de 2023

Documento do mês de agosto de 2023 – “Cultura e partilha da Fé” – Capela de Nossa Senhora das Graças de Calvelhe, 1868

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se vai realizar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto 2023, renova a fé e transfigura a práxis na sua intimidade. Há uma sublime dialética no magistral apelo ao humanismo, pobreza, guerra, fome, desigualdades sociais, clima e as suas inerentes alterações.

Assim, destacamos o documento deste mês, onde está patente, o devoto António Manuel da Silva que erigiu a Capela de Nossa Senhora das Graças junto às casas da moradia em Calvelhe, em 1868, onde evidencia na sua plenitude a fé, uma força motriz de compreensão e alcance do mundo, bem como o fundamento essencial da existência humana.

Estes dois momentos, desde a fundação da capela, bem como a Jornada da Juventude (JMJ) são um elo que se concretiza numa palavra só: Fé. Eis a sua imensidão desde os primórdios.

Os caminhos da fé são silenciosos, e nessa caminhada o invisível torna-se visível na nossa alma, podemos então mencionar, a tangibilidade como corpo presente. A comunidade transmontana está intimamente ligada ao sagrado, e este documento revela per si essa realidade que se aconchega na alma.

A devoção e a fé são dois elementos basilares, que se manifestam no ser humano a partir de rituais de forma a consagrar a religião como um elemento inato ao homem, à génese primordial.

É partir desta sistémica que surge o religare, voltar a ligar com a divindade.
Só se pode falar em religião, estritamente, quando aparece uma organização complexa, espiritual e social, com base numa revelação de Deus e para Deus.

Por isso, é possível falar de espírito religioso antes ainda de falar de religião propriamente dita, na medida em que o homem primordial vivia permanentemente perante o sagrado numa práxis quotidiana.
Nossa Senhora das Graças, é a Padroeira da cidade de Bragança e, em honra da qual, se celebram as grandiosas Festas da Cidade de Bragança.

O dia de Nossa Senhora das Graças é o espaço intemporal, onde todos os fiéis tem a oportunidade de demonstrar sua gratidão pelo amor da Mãe, a mesma que acolheu Jesus Cristo, e que cuida de todos com tanto amor e devoção na plenitude de humanismo. Na verdade a história da Nossa Senhora das Graças corresponde a tempos antes da criação da humanidade, onde Deus, planeando o nascimento de Seu Filho Jesus, escolheu a mais materna e pura energia que carregaria a criança em seu ventre. No momento em que o Senhor pensou em Jesus Cristo, ele também logo analisou uma mãe humana para gerá-lo, e por isso criou Maria. Uma mulher honesta, que possuía toda a delicadeza de uma flor cintilante, mas seria forte como os ventos do céu musical. Deus a criou pensando em uma representante de todas as mulheres e para que Ela fosse rainha da terra, seguida com o seu entendimento, passou a ser portadora de toda graça que a humanidade inteira poderia receber. E foi a partir de sua fé e devoção que ela proporcionou a salvação para tantas pessoas. Eis o esplendor e a celebração de tão belo ritual na intimidade da existência.

Nobre ato este de erguer uma capela, com todo o fervor, devoção e fé, com a alma contemplativa e pragmática na singularidade atemporal.

Código de Referência: PT/ADBGC/DIO/MSMDRBGC/35/3 (Capelas cx37)

Esta notícia foi publicada em 31 de Julho de 2023 e foi arquivada em: Arquivo.