Saltar os Menus

Notícias

30 de Agosto de 2023

“Arquivo Distrital de Bragança – Da história à promoção e dinamização cultural” contributo de Susana Cipriano

No âmbito de uma Pós-Graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa de Arquivos e Bibliotecas pela Autónoma Academy, a Dra. Susana Cipriano, licenciada em Fisioterapia, na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, realizou um trabalho acerca do Arquivo Distrital de Bragança com o título “Arquivo Distrital de Bragança – Da história à promoção e dinamização cultural.

A autora, licenciada em Fisioterapia, embarcou numa pós-graduação diferente da sua área, a Arquivística, com um trabalho exemplar e de excelência. O objeto de estudo neste trabalho foi o Arquivo Distrital de Bragança, e foi dividido em várias planos. Num primeiro plano, desenvolveu o conceito de arquivística, a definição de arquivo, o que consiste a informação e o conhecimento e como se efetua a preservação e conservação. Num segundo plano trata o foco da história do Arquivo Distrital de Bragança, os antecedentes, desde a sua criação à instalação deste no antigo Convento de São Francisco, à sua organização atual destacando a missão e objetivos do Arquivo bem como, a sua descrição física e a constituição dos recursos humanos. Numa terceira parte aborda sobre as capacidades do Arquivo na promoção cultural e educativa, colocando novas propostas e ideias como a criação de um logótipo, de uma mascote, de uma linha de Merchandising e novas formas de comunicar com as redes sociais com o público em geral. Tendo em linhas gerais expressado um novo conceito de apresentação do Arquivo Distrital de Bragança interligado com a sua história e com ligação à região.

Em suma, demonstrou no seu todo, dentro deste trabalho, conhecimento e domínio sobre o objeto de estudo do qual se comprometeu a trabalhar. Sendo de enaltecer o esforço efetuado para o desenvolvimento de um trabalho numa área diferente da sua formação académica. O trabalho “Arquivo Distrital de Bragança – Da história à promoção e dinamização cultural” é um excelente contributo académico para o estado da arte acerca do Arquivo Distrital de Bragança, rico de informação acerca do Arquivo e em propostas de inovação deste ao público em geral, e novas propostas de apresentação, numa lógica de modernidade e acompanhamento de um novo mundo mais digital e que se quer mais acessível.

Esta notícia foi publicada em 30 de Agosto de 2023 e foi arquivada em: Sem categoria.