Saltar os Menus

Notícias

1 de Setembro de 2023

Documento do mês de setembro de 2023 – Abílio Augusto de Madureira Beça. O Apóstolo do Progresso Brigantino

O documento do mês passa a destacar personalidades de grande relevo no distrito de Bragança, no qual tiveram um grande pendor a nível intelectual, humano e progressista.

O documento do mês de setembro, enaltece a personalidade carismática de Abílio Augusto de Madureira Beça, a partir do boletim do grupo «Amigos de Bragança» do ano de 1956, no qual lhe é feita homenagem ao primeiro centenário do nascimento do “conselheiro”. A sua missão foi sempre o bem estar e progresso da sua amada cidade Bragança, o seu maior troféu de glória foi a construção da linha férrea de Mirandela a Bragança. De salientar, que deu à região várias escolas primárias e a Habilitação ao Magistério; deu edifícios escolares para Bragança, Outeiro, Izeda… Homem de índole ímpar, de laços fraternos com a terra e a comunidade, num constante movimento progressista, na capacidade fulcral de se colocar nas fragilidades, dores, e escassez de valores dos outros. É só nesta dialética, que temos o discernimento de descobrir o nosso rosto, em suma é sempre o outro que me dá a real existência, este momento digno da génese do cristianismo puro, é talvez o legado maior que Abílio Augusto de Madureira Beça, deixou na alma transmontana.

Destacamos algumas notas biográficas da sua intensa vida, assim: graduou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1880. Mais tarde foi nomeado professor do Seminário e Liceu de Bragança. Em 1888 assumiu a direção de O Brigantino e acabado este, fundou, em 1892, a Gazeta de Bragança, semanário regenerador que manteve até que faleceu. Em 1893 foi eleito presidente da comissão distrital e deputado, pela primeira vez, em 1894. Estreou-se como orador parlamentar em 11 de Outubro de 1894. Em 1896 foi eleito Presidente da Câmara de Bragança o que não chegou a assumir por incompatibilidade com outro cargo que exercia. Nesse mesmo ano fez parte da Câmara dos deputados. Em 16 de Novembro de 1899 foi eleito deputado pela 3.ª vez, pela oposição ao regime vigente. Em 6 de Julho de 1900 foi nomeado Governador Civil de Bragança e em Outubro de 1901 foi agraciado com a carta de conselheiro. Na qualidade de representante político por Bragança, por diversas vezes exigiu que devolvessem à cidade o que tiraram ou desejavam tirar. A ele se ficaram a dever, enquanto governador civil, muitas dotações pelas aldeias do distrito nomeadamente a criação de escolas. O Abade Baçal no Vol. VIII das suas Memórias dedica-lhe seis páginas, demonstrando que foi Abílio Beça um dos mais importantes Transmontanos de sempre.

Esta notícia foi publicada em 1 de Setembro de 2023 e foi arquivada em: Arquivo.