Saltar os Menus

Notícias

18 de Setembro de 2023

Jornadas Europeias do Património 2023 | Património Vivo | Santuário da Nossa Senhora da Serra | Rebordãos | Bragança

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2023, na celebração do património vivo europeu, destacamos um património cultural de âmbito regional que é a Romaria ao Santuário da Nossa Senhora da Serra, em Rebordãos – Bragança.

O Santuário da Nossa Senhora da Serra localiza-se na freguesia de Rebordãos, concelho de Bragança, sendo um local de culto construído em meados do século XVII, a 1318 metros de altitude, sendo um dos santuários mais elevados do país.

A celebração de natureza religiosa, que se realiza todos os anos no dia 30 de agosto ao dia 8 de Setembro, é uma memória viva e ativa que cultiva o espírito comunitário dos cidadãos, tanto os autóctones da região de Trás-os-Montes como os emigrantes. Um património histórico, tanto material (a Capela da Nossa Senhora da Serra) como imaterial (a romaria), que se realiza desde o século XIX, junta pessoas de todas as idades, numa festividade que interliga a componente religiosa à componente gastronómica e lúdica. Uma iniciativa que faz com que o lugar e a paisagem de culto em Rebordãos se mantenha em plena atividade. A romaria permanece como prática que passou de geração em geração, e um testemunho concreto de preservação do passado na memória coletiva. Os milhares de peregrinos que sobem à Serra da Nogueira e que ali pernoitam são a prova desta celebração vivaz, como manifesto ritualístico de que é possível manter a fé como símbolo de toda uma comunidade que mantêm a memória coletiva viva. Todos os anos estes rituais renovam a vivacidade intemporal, marcando o seu testemunho inequívoco, incontornável da história das nossas gentes.

Procissão Nossa Senhora da Serra Bragança – Fonte Câmara Municipal de Bragança

Interior da Capela da Nossa Senhora da Serra – Fonte Diocese de Bragança

Visualize a representação digital da memória do Santuário da Nossa Senhora da Serra (PT-ADBGC-CON-CNSSR-00124)

:

Esta notícia foi publicada em 18 de Setembro de 2023 e foi arquivada em: Notícias.