Saltar os Menus

Notícias

1 de Fevereiro de 2024

Documento do mês de fevereiro de 2024 – Prof. Doutor António Rodrigues Mourinho – Historiador da Religião e Arte Sacra da Fé Incessante

                                           

O documento do mês dá ênfase à personalidade incontrolável do Prof. Doutor António Rodrigues Mourinho, evidenciando grande vigor e persistência incansável na procura dos fatos históricos como de um arqueólogo se tratasse. Foi um dos primeiros Investigadores do acervo documental do Arquivo Distrital de Bragança, com cerca de 7 Km, onde a partir do mesmo, elabora com rigor e afinco as suas teses e considerações que estão na origem das suas obras literárias de pendor histórico e matriz religiosa. Deixamos ao leitor a sua biografia e bibliografia como reconhecimento do autor e a sua intima paixão pela História que a todos nos congratula.

António Rodrigues Mourinho nasceu em Sendim, concelho de Miranda Douro, no dia 3 de Agosto de 1943. Concluiu a Instrução Primária, em Sendim em 1955 e no mesmo ano ingressou no Seminário das Missões, em Tomar. Em Janeiro de 1957 foi transferido para os Seminários Diocesanos e completou o Curso Teológico no Seminário de Bragança, no mês de Junho de 1967. Ordenou-se sacerdote em julho do mesmo ano. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1978, fez o estágio para professor efetivo do Ensino Secundário, no ano de 1979-1980, na Escola Secundária de Dona Maria, em Coimbra . No ano de 1984-1985, entrou na Faculdade de Filosofia Y Letras da Universidade de Valladolid onde defendeu tese e se doutorou, no ano dia 20 de Dezembro de 1989, com a classificação de APTO CUM LAUDE. Em 21 de junho obteve a equivalência ao doutoramento, pela Universidade do Porto com a classificação de “Com

Distinção“, por unanimidade.
Em 1970-1971 lecionou no Colégio de Nossa Senhora da Paz, em Sendim e desde o ano
letivo de 1971-1972 ao ano letivo de 1984 lecionou na Secção Liceal de Mogadouro, (depois Escola Secundária).
De 1995 – 2000 lecionou a disciplina de História e cultura dos povos Europeus na Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Macedo de Cavaleiros. D
e 1998 – 2008, lecionou como professor convidado no Polo da UTAD, em Miranda do Douro.
Está aposentado, desde
setembro de 2008.
Foi Diretor do M
useu da Terra de Miranda entre 31 de maio de 1988 e 11 de janeiro de 2007. Além de vários trabalhos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras, principalmente na Revista Brigantia, são de salientar os livros: “A Talha nos Concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, nos Séculos XVII E XVIII”; “A Arquitetura Religiosa na Antiga Diocese de Miranda do Douro (Bragança) de 1545 a 1800”; “Documentos para o Estudo da Arquitetura Religiosa na Antiga Diocese de Miranda do Douro”; “A Câmara Municipal de Miranda do Douro no Período da Primeira República 1910-1927”; “O Santuário de Nossa Senhora do Nazo – História e Devoção” ; “A Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro – História e Solidariedade; “Sendim a Terra e o Homem – Apontamentos Monográficos”.

Eis a obra inacabada, sempre num processo contínuo e fluído, de um ser humano ímpar, de grande riqueza cultural e espiritual, onde é imperioso voltar a ler e reler no caminho insondável da Fé, talvez seja aí o lugar do reencontro onde reside a nossa salvação.

O Arquivo Distrital de Bragança, apenas tem uma palavra para definir a personalidade e colaboração do Prof. Doutor António Rodrigues Mourinho : Gratidão.

Bem Haja!

                                                                                                       “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se                                                                                                                                      com o presente e encaram o futuro sem medo.”

                                                                                                                                                                                     Epicuro

 

                                                                                  

 

 

 

 

 

                                                   

Esta notícia foi publicada em 1 de Fevereiro de 2024 e foi arquivada em: Arquivo.