6 de Março de 2024
25 Anos – Instalação do Arquivo Distrital de Bragança – no Convento de São Francisco
O Arquivo Distrital de Bragança (ADBGC), desde a sua criação em 29.11.1916 e perante as dificuldades vividas ao longo da sua existência, encontrou a sua serenidade no antigo Convento de São Francisco, adquirindo a dignidade que lhe era devida. A preservação e divulgação do seu notável tesouro documental permite que fraternizemos da união entre o passado, o presente e o futuro, como elemento identitário fundamental na confluência da tradição e da renovação.
Em 06 de março de 1999, o Arquivo Distrital de Bragança foi instalado no edifício do Ex-Convento de São Francisco e, após 25 anos da sua acomodação, agradecemos a todos os diretores e colaboradores que passaram por esta instituição e deixaram o seu legado e contributo, assente no pressuposto basilar de conservação e salvaguarda do Património Arquivístico do Distrito. Cientes, da força motriz que emana do passado e alimenta-se do presente, construindo o futuro, continuamos o nosso caminho com responsabilidade e um compromisso com toda a comunidade na Celebração da Memória coletiva.
Ao Arquivo Distrital de Bragança (ADBGC) compete aplicar as políticas arquivísticas que são emanadas pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tutelado pelo – Ministério da Cultura – e nessa medida tem a responsabilidade de garantir a salvaguarda do património arquivístico da região e dos direitos dos cidadãos que se encontram consubstanciados nos documentos que estão à sua guarda bem como apoiar tecnicamente a organização e qualificação dos arquivos do distrito. É o futuro que se inscreve no corpo do passado, e o atualiza no presente.
Os arquivos são determinantes na democratização do acesso ao conhecimento e, nessa medida, o Arquivo Distrital de Bragança tem desempenhado o papel de agente facilitador, na medida em que através do tratamento técnico dos documentos, torna-os acessíveis para todos e potencia, assim, a sua utilização e consequentemente a geração de conhecimento sobre os mesmos.
Um Arquivo é um gerenciador emanente de conhecimento, assim, a gestão documental é um conjunto de procedimentos que permite a organização e a preservação de documentos de forma eficiente, facilitando a sua pesquisa, com eficiência e efetividade. A gestão documental é da maior importância para a sociedade, porque os documentos devem ser acessíveis a todos, informações e materiais de valor histórico, garantindo os direitos dos cidadãos.
O desenvolvimento das tecnologias provocou consideráveis mudanças na forma do tratamento arquivístico, divulgação e acesso á informação do acervo custodiado pelo Arquivo Distrital de Bragança, assim como, nos serviços prestados ao cidadão.
Através da plataforma Digitarq – https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/ – é possível aceder à descrição da documentação existente no Arquivo Distrital de Bragança, navegar e descarregar, gratuitamente. Este software tem, como objetivo, a simplificação e otimização do trabalho num Arquivo histórico (definitivo), enquadrado com a visão orientadora de um Governo Eletrónico e de uma Sociedade da Informação, onde, cada vez mais, as atividades e os processos de negócio dos organismos públicos são suportados por mecanismos eletrónicos, que agilizam e asseguram um serviço mais rápido, completo e transparente para o cidadão, com eficácia e eficiência.
São pesquisáveis mais de 350.000 registos/descrições arquivísticas de documentos e, cerca de 1.260.000 imagens/representações digitais.
O serviço de leitura, anteriormente presencial, ganhou uma extensão considerável – através do Balcão eletrónico – CRAV (Consulta Real em ambiente virtual) – http://crav.arquivos.pt – os utilizadores submetem todos os pedidos de informação, pesquisas, emissão de certidões e de reproduções não certificadas de documentos, abrange 3 opções de pagamento e poderá rececionar o documento pretendido, no endereço CTT pretendido e/ou receção em suporte digital (simples ou certificado) em tempo real.
De realçar que a documentação relativa aos registos de passaporte, emitidos pelo Ex-Governo Civil de Bragança, entre 1844 e 1969, encontra-se catalogada, disponível online, permitindo ao leitor/utilizador – (Arquivo Distrital de Bragança – DigitArq (arquivos.pt) – através da pesquisa simples – Pesquisar documentos – pelo nome/sobrenome, naturalidade/residência, profissão, estado civil, e idade. Possibilita, ainda, a consulta e Download gratuita, representações digitais (livros de registos de passaporte), entre 1844 e 1969 (Registo de passaportes deferidos – Arquivo Distrital de Bragança – DigitArq (arquivos.pt).
Dispõe ainda, de inventários e catálogos que podem ser consultados de forma presencial, na sala de referência do Arquivo Distrital de Bragança (ADBGC) e/ou remotamente (https://adbgc.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/).
A Plataforma Digitarq (http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/) procura ir de encontro às necessidades globais de um profissional de arquivo, permitindo realizar tarefas diversas como a descrição arquivística, gestão de projetos de digitalização, publicação de catálogo na web, navegação e pesquisa, gestão de utilizadores e gestão de produtividade.
Beneficiando das vantagens das novas tecnologias da informação e da rede de internet, queremos chegar mais longe, divulgar as nossas atividades e serviços, numa interação com o utilizador, na melhoria contínua da qualidade e promovendo as riquezas do património arquivístico.
As tecnologias e a crescente utilização representam oportunidades, porque através de um simples “Click”, permite chegar mais longe, em qualquer parte do mundo e promovem o acesso à informação e à utilização da mesma, tornando os arquivos acessíveis ao cidadão.
Prosseguimos com o projeto de digitalização dos processos judiciais, nomeadamente, orfanológicos e facultativos, a decorrer desde 28 de março de 2021 pela FamilySearch. Este projeto consiste na descrição e digitalização de processos de inventários judiciais (Séc XVIII-XX) para disponibilização em ambiente Web, permitindo ao utilizador a consulta e Download, gratuita.
Em 2023, demos início ao projeto para a digitalização de um milhão de imagens para parte dos seus fundos, inserido no programa de âmbito nacional, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Convidamos toda a comunidade em geral a relembrar a inauguração do Arquivo Distrital de Bragança, em 06 de março de 1999, através de uma vista virtual com fotografias e notícias da Imprensa local.