Saltar os Menus

Notícias

7 de Março de 2024

08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Não se nasce mulher, torna-se mulher.” – Simone de Beauvoir

No dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, data que destaca a luta das mulheres por igualdade de direitos e o seu reconhecimento em diversas esferas da sociedade. É um símbolo na luta das mulheres pela afirmação da sua dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação. Assim, urge o imperativo e sentimento vivaz de recorrer à História visível e invisível, para rememorar as conquistas do ser Mulher que se constrói na temporalidade, de modo a afirmar e mobilizar na consciência coletiva as conquistas, e reescrever no corpo do futuro as novas metas, os sonhos adormecidos, as esperanças sombrias, que serão o despertar renascido do amanhã de sempre como esplendor da aurora que resplandece a Memória de luz translúcida, de ontem, hoje e sempre.

O Arquivo Distrital de Bragança, associa-se a esta efeméride destacando a Mulher, Prof. Doutora Maria Adília Bento Fernandes da Fonseca, natural de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, que sempre se pautou pela sua sapiência, rigor, persistência, acutilância, olhar cirúrgico em toda a sua investigação cientifica, na defesa e compreensão da mulher no seu “modo vivendis” e “modo operandis”.

De realçar, o seu enorme contributo na preservação e divulgação da Memória coletiva, como bússola orientadora dos trilhos da História, onde a mulher escreveu o seu grande livro na sua finitude e transcendência, no qual as folhas são o diário dos dias, das noites, da incúria, do desalento, da metamorfose, e da Esperança como reduto final da salvação, na igualdade e equidade no berço da existência humana.

Gratos, pela sua sabedoria evidenciada no seu labor sistemático e dialético, onde induz subtilmente o nosso olhar a alcançar novos horizontes na infinidade da tecelã da intemporalidade e Liberdade da Mulher.

Currículo

Maria Adília Bento Fernandes da Fonseca

Habilitações académicas

Pós-doutorada em História Moderna – UMinho (2018)

Pós-doutorada em História Contemporânea – UP (2016)

Doutora em História – UM (2013)

Formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na área e domínio A58 História Económica e Social (2001)

Mestre em História das Instituições e da Cultura Moderna e Contemporânea – UM (2000)

Pós-graduação em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea – UM (1997)

Frequência do Curso de pós-graduação em Ciências Documentais da Faculdade de Letras de Coimbra (1986-1988)

Licenciada em História – FLUP (1980)

Publicações

1 – Artigos

Publicações várias, no âmbito do “Levantamento das Tradições Orais e Lúdico-Festivas da Guarda (1979-1983)”, em colaboração com a Associação Distrital dos Jogos Tradicionais e do Lazer da Guarda e Departamento de Investigação e Acção Cultural do Instituto Politécnico da Guarda.

• “Dr. Ramiro Salgado – apontamento biográfico”, in Adília Fernandes (dir.), Revista Colégio Campos Monteiro, n.º 0, Braga, Palimage Editores, 2005.

• “O Estado Novo e o ensino particular”, in Revista Colégio Campos Monteiro – História, Património, Cultura, n.º 1, Braga, Palimage Editores, 2006.

• “A mulher operária na imprensa portuguesa”, in Congresso Internacional de História, Territórios, Culturas e Poderes, Núcleo de Estudos Históricos, UMinho, Braga, 2006.

• “Eros no Feminino”, in Homens e Mulheres – um Caminho Comum, Cabeceiras de Basto, Ed. da APIHM (Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres), 2006.

• “A imagem da mulher na imprensa famalicense (início do século XX)”, in Boletim Cultural, Vila Nova de Famalicão, Edição da Câmara de Vila Nova de Famalicão, 2006.

• “Considerações em torno de um Livro de Matrículas das ToleradasVila Nova de Famalicão”, in Boletim Cultural, Vila Nova de Famalicão, Edição da Câmara de Vila Nova de Famalicão, 2007.

• “Honra e clausura: a assistência às mulheres no Recolhimento de Santo António do Sacramento de Torre de Moncorvo – finais do Antigo Regime”, in Crisis y Problemas en el Mundo Atlântico – XV Congresso, AHILA (Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos), Leiden, Universidade de Leiden, 2008.

• “Os bem-sucedidos e os outros”, in IV Seminário Internacional Nas duas margens: os Portugueses no Brasil, Porto, Universidade Lusíada do Porto, 2009.

• “O século XIX e a medicalização do discurso sobre a mulher”, in Do Absolutismo ao Liberalismo, IV Congresso Histórico de Guimarães, Guimarães, UMinho | Câmara Municipal de Guimarães, 2009.

• “Entre a tolerância e a repressão – a problemática da prostituição feminina”, in Adília Fernandes (dir.), Revista Campos Monteiro – história, património, cultura, Torre de Moncorvo, Palimage Editores, 2009.

• “O papel do ensino particular na dinamização cultural de Torre de Moncorvo”, in Moncorvo – da Tradição à Modernidade, Porto, CEPESE, 2009.

• “O Convento de S. Francisco de Torre de Moncorvo – o complexo processo do seu ocaso”, in El viaje de San Francisco por la Península Ibérica, III Congresso Internacional, Ciudad Rodrigo (Salamanca), Associación Hispânica de Estúdios Franciscanos, 2009.

• “Entre a tolerância e a repressão – a problemática da prostituição feminina”, in Adília Fernandes (dir.), Revista Campos Monteiro – história, património, cultura, Torre de Moncorvo, Palimage Editores, 2009.

• “As mulheres e a Primeira Guerra Mundial”, in Boletim Cultural, Vila Nova de Famalicão, Ed. Câmara de Vila Nova de Famalicão, 2010.

• “CEPIHS – Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social Trás-os-Montes e Alto Douro”, in Revista Cem, Porto, CITCEM-FLUP, 2012.

• “Campos Monteiro – diálogo com a ciência”, in Adília Fernandes (dir.), Revista CEPIHS 2, Coimbra, Palimage Editores, 2012.

• “Ondina Barroco: a primeira reitora do Liceu Feminino D. Maria II – Braga”, in Vozes Confluentes, Guimarães, Edição Opera Omnia, 1912.

• “Júlio Máximo de Oliveira Pimentel – Reitor da Universidade de Coimbra (1864-1882)”, in Adília Fernandes (dir.), Revista CEPIHS 3, Coimbra, Palimage Editores, 2013.

• “Grande Guerra – os combatentes do concelho de Torre de Moncorvo”, in Adília Fernandes (dir.), Revista CEPIHS 4, Coimbra, Palimage Editores, 2014.

• “A Grande Guerra na imprensa regional – o caso do distrito de Bragança”, in Jorge Alves, Luís Alberto M. Alves, Gaspar Martins Pereira, Maria da Conceição Meireles (coords.), A Grande Guerra (1914-1918): Problemáticas e Representações, Porto, CITCEM, 2014.

• “Os milagres do bispo de Miranda-Bragança (1793-1819), António Luís da Veiga Cabral e Câmara – expressão de sociabilidade religiosa”, in Maria Marta Lobo de Araújo, Alexandra Esteves, Ricardo Silva e José Abílio Coelho (coords.), Sociabilidades na vida e na morte (séculos XVI-XX), Braga, CITCEM, 2014.

• “O retábulo flamengo de Santa Ana – Torre de Moncorvo, século XVI”, in I Simpósio de História da Arte – O Retábulo no espaço ibero-americano: forma, função e iconografia, Lisboa, FLCS – UN, 2015.

• “O museu de arqueologia Abade Tavares em Torre de Moncorvo – um projeto inacabado”, in Adília Fernandes (dir.) Revista CEPIHS 5, Coimbra, Palimage Editores, 2015.

• “O ordenamento moral e religioso à luz das pastorais dos bispos – dioceses de Miranda do Douro e Bragança”, in Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, n.º 11, Braga, Santa Casa da Misericórdia, 2015.

• “O Recolhimento de Mofreita – da fundação (1793) aos novos estatutos (1844)”, in Do silêncio à ribalta: os resgatados das margens da História (séculos XVI-XX), in Maria Marta Lobo de Araújo, Maria José Álvarez Peréz, (coords.), Braga, Lab2Pt-UMinho, 2015.

Gestos de bem-fazer em Trás-os-Montes: o Asilo Francisco António Meireles em Torre de Moncorvo (início do século XX)”, in José Viriato Capela, Maria Marta Lobo de Araújo, et al., (coords.), in Atas do Seminário Internacional: Da Caridade à Solidariedade: políticas públicas e práticas particulares no mundo ibérico, Casa-Museu de Monção/Universidade do Minho, 2016.

• “A génese da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo”, in Maria Marta Lobo de Araújo (coord.), A intemporalidade da Misericórdia – as Santas Casas portuguesas: espaços e tempos, Braga, Santa Casa da Misericórdia, 2016.

• “O arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo”, in Adília Fernandes (dir.), Revista CEPIHS 6, Vila Nova de Famalicão, Editora Húmus, 2016.

• “Adriano Vasco Rodrigues”, in Adília Fernandes (coord.), História e Cultura Judaicas, Vila Nova de Famalicão, Edições Húmus, 2017.

• “Frei Miguel da Madre de Deus – Arcebispo de Braga (1815-1827)”, in Adília Fernandes (dir.), Revista CEPIHS 8, Vila Nova de Famalicão, Editora Húmus, 2017.

• “Torre de Moncorvo – Memória e Identidade”, in Adília Fernandes; Adriano Vasco Rodrigues; João Campos (orgs.), Torre de Moncorvo – Recuperação do Pelourinho Municipal, Torre de Moncorvo, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 2017.

• “Inventário por falecimento de António Luís da Veiga Cabral da Câmara, do bispo de Miranda- -Bragança”, in Adília Fernandes (dir.), Revista CEPIHS 8, Vila Nova de Famalicão, Edições Húmus, 2018.

• “O Livro Antigo (séculos XVI a XVII) – Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo”, in Adília Fernandes (dir.), Revista CEPIHS 8, Vila Nova de Famalicão, Editora Húmus, 2018.

A presença de D. Rodrigo de Moura Teles na comarca de Torre de Moncorvo”, in Paulo Abreu, Oliveira; Aurélio de Oliveira; Rogério Sousa et al. (coords.), Os Sete Castelos – Homenagem a D. Rodrigo de Moura Teles, Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga; Centro de Estudos Humanísticos da Universidade de Coimbra; Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2018

• “Os Hospitais de Torre de Moncorvo e o processo de anexação à Santa Casa da Misericórdia (Séculos XV a XX)”, in V Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto – Misericórdia, Liberdade, Património, 2019.

• “Francisco António Correia – vida e obra”, in Adília Fernandes (dir.) Revista CEPIHS 9, Vila Nova de Famalicão, Edições Húmus, 2019.

• “Análise do processo-crime de Miquelina de Castro e Figueiredo – Imagem da mulher transgressora na Criminologia do século XIX”, in Ana Leonor Pereira e João Rui Pita (eds.), História Interdisciplinar da Loucura, Psiquiatria e Saúde Mental, Coimbra, Sociedade de História Interdisciplinar de Saúde – SHIS | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – Ceis20 | Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia – GHSCT, 2019.

• “Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo – Percursos pela História e dinâmicas de conservação do património”, in Sextas conferências do Museu de Lamego, As Misericórdias no Douro: História, Arte e Património, Lamego, Museu de Lamego, 2019.

• “A melancolia na praxis inquisitorial”, in Ana Leonor Pereira e João Rui Pita (eds.), História Interdisciplinar da Loucura, Psiquiatria e Saúde Mental, Coimbra, Sociedade de História Interdisciplinar de Saúde – SHIS | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – Ceis20 | Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia – GHSCT, 2020.

• “As minas de ferro de Torre de Moncorvo – aproximação histórica”, in Álvaro Garrido, Álvaro Nunes, João Paulo Avelãs (coords.), in III Temas de História Contemporânea – Conferências & Debates Interdisciplinares, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021.

• “General Claudino Pimentel (1776-1831) – Um liberal nos caminhos da glória e do infortúnio”, in Miriam Halpern Pereira; Ana Cristina Araújo; Alves, Daniel Alves; Jorge Fernandes Alves, et al. (coords.), Congresso Internacional do Bicentenário da Revolução de 1820, ICS-ULisboa, 2021.

• “As minas de ferro na história de Torre de Moncorvo”, in Jan Stanislaw Ciechanowski, Caizán, Cristina González Calzán; Teresa Sousa Nunes (coords.), Anuário Histórico Ibérico, N.º 1, Varsóvia, Universidade de Varsóvia – Faculdade de “Artes Liberales”, 2022.

2 – Livros

De Asylo a Fundação: 100 anos de um agir solidário em Torre de Moncorvo, Coimbra, Palimage Editores, 2008.

O Lugar Feminino no Liceu de Sá de Miranda, Braga (1930-1947), Coimbra, Palimage Editores, 2009 (Prémio Literário A. Lopes de Oliveira 2010).

História da Primeira República em Torre de Moncorvo (1910-1926), Coimbra, Palimage Editores, 2010.

As Memórias do Visconde de Vila Maior – Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, Coimbra, Palimage Editores, 2014.

Recolhimento de Santo António do Sacramento – clausura e destinos femininos. Torre de Moncorvo, 1661-1814, Coimbra, Palimage, 2015.

General Claudino Pimentel, Glórias e Agruras, Coimbra, Palimage, 2016.

A Misericórdia de Torre de MoncorvoPercursos pela História, Vila Nova de Famalicão, Editora Húmus, 2016.

Grande Guerra (1914-1918) – Os combatentes do concelho de Torre de Moncorvo, Vila Nova de Famalicão, Edições Húmus, 2018.

Fernandes, Adília, (coord.) Francisco António Correia (1877, Torre de Moncorvo – 1938, Lisboa): o professor, o historiador, o político, o economista, o diplomata, 2 Volumes, Vila Nova de Famalicão, Edições Húmus, 2022.

Ações culturais de âmbito diversificado

– Comunicações

• “Família: espaço de construção e de desconstrução social”, As Mulheres e a Família: Encontros e Desencontros, VII Encontro da Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres, IV Colóquio Internacional, Porto, 5 e 6 de junho de 2003.

• “Representação da Mulher na Imprensa Portuguesa do início do século XX”, Colóquio Mulheres Portuguesas nos Caminhos da Cidadania, Casa da Cultura, Cabeceiras de Basto, Encontro da Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres, 24 de junho de 2006.

• “Portuguesas esquecidas: memória breve”, Biografias de Mulheres, VIII Encontro da Encontro da Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres, Braga, UMinho, 7 de dezembro de 2006.

• “O papel do ensino particular na dinamização cultural de Moncorvo”, Congresso Internacional Moncorvo – da Tradição à Modernidade, Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, Torre de Moncorvo, CEPESE | Edições Afrontamento, 16 e 17 de fevereiro de 2007.

• “Torre de Moncorvo: o Asylo Francisco António Meireles (século XX)”, Fontes Documentais para a História Social e Económica do Concelho de Torre de Moncorvo, Auditório do Museu do Ferro de Torre de Moncorvo, 20 de outubro de 2007.

• “Os Bem-sucedidos e os outros”, IV Seminário Internacional – Nas duas margens: os portugueses no Brasil, Porto, ULusíada, 21 a 25 de julho de 2008.

• “Olhares, lugares e vivências no Mosteiro das Clarissas, Vila Nova de Famalicão”, Mulheres entre Claustros, IX Encontro da APIHM (Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres), Cabeceiras de Basto, 5 de abril de 2008.

• “As mulheres na I Guerra Mundial”, Comemoração do Centenário da República em Bragança, Bragança, Arquivo Distrital de Bragança, 4 de outubro de 2010.

• “CEPIHS – Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social: uma realidade no contexto da história local e regional de Trás-os-Montes e Alto-Douro”, I Encontro RuralRePort, Lisboa, FLCH-UNova de Lisboa, 6 e 7 de maio de 2011.

• “História da Primeira República em Torre de Moncorvo (1910-1926)”, Congresso Outras vozes na República (1910-1926), Figueira da Foz, Assembleia da República, 12 a 14 de maio de 2011.

• “Clausura e gestão da propriedade: Recolhimento de Santo António do Sacramento de Torre de Moncorvo (séculos XVI a XIX)”, II Encontro RuralReport, Penela, Centro de Estudos Salvador Dias Arnaut, 29 e 30 de junho de 2012.

• “A Real Feitoria do Linho Cânhamo da comarca de Torre de Moncorvo”, I Encontro Anual – Indústria, História, Património, Lisboa, FCSH-UNova de Lisboa, 18 a 20 de abril de 2013.

• “O domínio da alimentação na comarca de Torre de Moncorvo à luz das Memorias do século XVIII”, III Encontro RuralReport, Braga, Mosteiro de S. Martinho de Tibães, 28 e 29 de junho de 2013.

• “Os milagres do bispo de Miranda-Bragança (1793-1819), António Luís da Veiga Cabral e Câmara – expressão de sociabilidade religiosa”, Congresso internacional, Sociabilidades na vida e na morte (séculos XVI a XX), Braga, UMinho, 24 e 25 de outubro de 2013.

• “As minas de ferro na história de Torre de Moncorvo”, III Congresso Anual de História Contemporânea, Lisboa, Instituto de História Contemporânea-UNova de Lisboa, 5 a 7 de junho de 2014.

• “As mulheres entre a guerra e a paz (1914-1920)”, II Colóquio Internacional – Colonialismo, Anticolonialismo e Identidades Nacionais, 12 e 13 de junho de 2014, Coimbra, UCoimbra-Ceis 20.

• “A Grande Guerra na imprensa regional. O caso do distrito de Bragança”, A Grande Guerra (1914-1918): Problemáticas e Representações, Porto, CITCEM-FLUP, 9 e 10 de outubro de 2014.

• “O edifício do Recolhimento de Santo António do Sacramento: de espaço de clausura feminina a solar do Visconde do Banho – Torre de Moncorvo (séculos XVII-XIX)”, 4.º Congresso Internacional – Casa Nobre: um património para o futuro, Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Arcos de Valdevez – Casa das Artes, 27 a 29 de novembro de 2014.

• “O culto do Santíssimo Sacramento em Torre de Moncorvo: análise dos seus estatutos”, 1.ª Edição das Conferências Rusgueiras – Religiosidade popular: crenças, cultos e promessas, Braga, Museu D. Diogo de Sousa, UMinho, UCatólica Portuguesa | Rusga de S. Vicente, 27 e 29 de novembro de 2014.

• “O Lugar do Feminino nos Liceus”, I Encontro dos Liceus de Portugal, Braga, Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, 29 e 30 de maio de 2015.

• “O Recolhimento de Mofreita – da fundação (1793) aos novos estatutos (1844)”, Seminário Internacional – do silêncio à ribalta: os resgatados das margens da História (séculos XVI-XX), Braga, UMinho, 28 e 29 de maio de 2015.

• “O retábulo flamengo de Santa Ana – Torre de Moncorvo, século XVI”, I Simpósio de História da Arte – O Retábulo no espaço Ibero-americano: forma, função e iconografia, Lisboa, FLCS – UNova Lisboa, 26 e 27 de novembro de 2015.

• “Mulheres mágicas, divinas, inspiradoras e visionárias”, Jornadas Internacionais – Mulheres Proféticas na literatura, História e Cultura, Braga, FFCS-Católica, 10 de fevereiro de 2016.

• “Curas no espaço do divino – Trás-os-Montes, séculos XVIII-XIX”, Colóquio – Artes de Cura: Medicinas Tradicionais no século XXI, Lisboa, Museu da Farmácia, 10 e 11 de março de 2016.

Gestos de bem-fazer em Trás-os-Montes: o Asilo Francisco António Meireles em Torre de Moncorvo (início do século XX)”, Seminário Internacional: Da Caridade à Solidariedade: políticas públicas e práticas particulares no mundo ibérico, Casa-Museu de Monção | UMinho, 5 e 6 de maio de 2016.

• “O exorcismo e a arte de curar – Torre de Moncorvo, século XVIII”, II Seminário: Políticas sociais em perspetiva: estudos em debate, UMinho, 8 de julho de 2016.

• “Entre o caos e a ordem – o paradoxo da sexualidade feminina”, Comemorações do Centenário do Arquivo Distrital de Bragança, Arquivo Distrital de Bragança, 29 e 30 de novembro de 2016.

• “Letras a uma morena – Evocação do feminino em Junqueiro”, Homenagem a Guerra Junqueiro, Freixo de Espada à Cinta, 16 de setembro de 2016.

• “A Grande Guerra na correspondência feminina do espólio de Bernardino Machado”, Congresso As Mulheres e as Guerras no Mundo Contemporâneo, Lisboa, IHC-UNova de Lisboa, 28 e 29 de setembro de 2016.

• “Grande Guerra – a participação das mulheres no conflito e no estabelecimento da paz, (1914-1920), Seminário O centenário da fundação da Junta Patriótica do Norte, Maia, 19 de novembro de 2016.

• “Análise do processo-crime de Miquelina de Castro e Figueiredo – Imagem da mulher transgressora na Criminologia do século XIX”, IX Congresso Internacional de História da Loucura, Psiquiatria e Saúde Mental | II Simpósio Internacional Mulheres e Loucura, Ceis 20, Universidade de Coimbra, 17 e 18 de julho de 2018.

A presença de D. Rodrigo de Moura Teles na comarca de Torre de Moncorvo, Os Sete Castelos – Homenagem a D. Rodrigo de Moura Teles, Braga, Instituto de História e Arte Cristã, 2018.

A Grande Guerra na correspondência feminina endereçada a Bernardino Machado”, Congresso Internacional Portugal na (e no tempo) da Grande Guerra, Vila Real, UTAD, 19 e 20 de abril de 2018.

• “Francisco António Correia – Esboço biográfico”, Colóquio Francisco António Correia (1877, Torre de Moncorvo – 1938, Lisboa): o professor, o historiador, o político, o economista, o diplomata, Torre de Moncorvo, 5 e 6 de outubro de 2018.

• “A melancolia na praxis inquisitorial”, X Congresso Internacional de História da Loucura, Psiquiatria e Saúde Mental | II Simpósio Internacional Mulheres e Loucura, Coimbra, Ceis 20, Universidade de Coimbra, 7 a 9 de maio de 2019.

• “Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo – Percursos pela História e dinâmicas de preservação do Património”, VII Conferências do Museu de Lamego, Misericórdias no Douro – História, Arte e Património, Lamego, Museu de Lamego, 26 de outubro de 2019.

• “Os hospitais de Torre de Moncorvo e a sua anexação à Santa Casa da Misericórdia (séculos XV-XX)”, V Congresso de História da Misericórdia do Porto, Misericórdia, Liberdade, Património, 5 a 7 de março de 2020.

• “General Claudino Pimentel (1776-1831) – Um liberal nos caminhos da glória e do infortúnio”, Congresso Internacional do Bicentenário da Revolução de 1820, Lisboa, ICS-ULisboa, 11 a 13 de outubro de 2021.

• “Família Sampaio – protagonista de marcantes acontecimentos históricos: Manuel António de Sampaio Melo e Castro Moniz Torres de Lusignan, 14.º senhor de Vila Flor, 2.º conde e 1.º marquês de Sampaio (1762-1841)”, VI Congresso Internacional Casa Nobre: um Património para o Futuro Arcos de Valdevez, Município de Arcos de Valdevez I Citem, 10 a 12 novembro de 2023.

O legado de Guerra Junqueiro ou a evocação da eternidade, Maia, Clube Unesco da Maia, 7 de dezembro de 2023.

– Organização | coordenação de iniciativas culturais

Ciclo de conferências Projecto Caminhos para a Igualdade, Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social – Promoção de Igualdade entre Homens e Mulheres, APIHM ((Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres), Cabeceiras de Basto, 2005 e 2006.

VIII Encontro da APIHM (Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres), Biografias de Mulheres, em colaboração com o NEPS (Núcleo de Estudos da População e Sociedade, ICS-UMinho, Braga, 7 de dezembro de 2006.

Congresso Internacional Moncorvo – da Tradição à Modernidade, CEPESE, Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, Torre de Moncorvo, 16 e 17 de fevereiro de 2007.

Seminário sobre Fontes Documentais para a História Social e Económica de Torre de Moncorvo, Auditório do Museu do Ferro, Torre de Moncorvo, 20 de outubro de 2007.

XIX Encontro da APIHM (Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres), Mulheres entre Claustros, Cabeceiras de Basto, 5 de abril de 2008.

Jornadas de História da Medicina e da Farmácia em Portugal, coordenação científica de Norberto Cunha – Universidade do Minho, Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, Torre de Moncorvo, 29 de maio de 2009.

Homenagem aos professores Adriano Vasco Rodrigues e Maria da Assunção Carqueja, Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, Torre de Moncorvo,11 de setembro de 2011.

Jornada de homenagem a Abílio Adriano de Campos Monteiro, Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, Torre de Moncorvo, 7 de setembro de 2012 – apresentação da Revista CEPIHS 2 dedicada ao escritor. Exposição das suas obras.

Jornada de homenagem a Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, 2.º Visconde de Vila Maior, Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, Torre de Moncorvo, 14 de setembro de 2013 – apresentação da Revista CEPIHS 3 dedicada a esta personalidade, exposição documental, fotográfica e de objetos.

Comemorações do Centenário da Grande Guerra (1914-1918), Torre de Moncorvo, 24 de setembro de 2014 – apresentação da Revista CEPIHS 4 dedicada à Grande Guerra, exposição fotográfica e documental.

Ação de formação sobre o Repositório Genealógico Nacional a cargo da Professora Doutora Norberta Amorim, junto de bibliotecários, arquivistas e técnicos superiores das câmaras municipais de 5 concelhos de Trás-os-Montes, Torre de Moncorvo, 18 e 19 de maio de 2015.

Jornadas Europeias do Património – apresentação da Revista CEPIHS 5 dedicada ao Património, Torre de Moncorvo, 26 de setembro de 2015 – exposição fotográfica.

Comemorações do Centenário da Grande Guerra (1914-1918), Torre de Moncorvo, 6 de novembro de 2015 – conferências, homenagem aos combatentes do concelho de Torre de Moncorvo (divulgação dos nomes e dados correspondentes resultantes da pesquisa efetuada num período de 3 anos, apresentação do projeto do memorial).

II Seminário – Políticas sociais em perspetiva: estudos em debate, UMinho, 8 de julho de 2016.

Exposição fotográfica e documental comemorativa do centenário da Grande Guerra, Arquivo Distrital de Bragança, 9 de abril de 2018.

Colóquio Francisco António Correia (1877, Torre de Moncorvo – 1938, Lisboa): o professor, o historiador, o político, o economista, o diplomata, Torre de Moncorvo, 5 e 6 de outubro de 2018.

Encontros sobre História e Cultura Judaicas, Torre de Moncorvo, 2015-2019.

– Projeto de investigação

Em curso. Investigação desenvolvida no Arquivo Distrital de Bragança, com o apoio do CITCEM.

Título: Arquivo da Casa Sampaio – notável legado patrimonial material e imaterial (séculos VII- -XX): Francisco José de Sampaio Melo e Castro (c.1675-1723), vice-rei e governador da Índia;
Manuel António de Sampaio Melo e Castro Moniz Torres de Lusignan (1762-1841), 
2.º conde e 1.º marquês de Sampaio.

Outras componentes

Investigadora integrada do CITCEM – UP (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).

Investigadora do IIHC (Instituto de História Contemporânea – Universidade Nova de Lisboa).

Investigadora do CEPESE (Centro de Estudos da População Economia e Sociedade – vocação interuniversitária).

Elemento da direção da APIHM (Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres).

Comissão de Serviço – Museu de S. Martinho de Tibães: organização e desenvolvimento do serviço educativo.

Diretora e fundadora da Revista Campos Monteiro – história, património, cultura, Torre de Moncorvo (2005-2009).

Co-fundadora e presidente da direção do CEPIHS Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social/Trás-os-Montes e Alto Douro (2010).

Diretora e coordenadora da Revista CEPIHS, Torre de Moncorvo (2011-2020).

Elemento do projeto sobre mulheres imigrantes – UM/CIVITAS/CLAII (Cruz Vermelha Portuguesa, Braga).

Vice-presidente da CIVITAS, Braga.

Elemento do Conselho de Benfeitores da Fundação Francisco Meireles, Torre de Moncorvo.

Elemento da Associação Portuguesa de Escritores.

Elemento do Conselho Científico da Associação dos Amigos do Arquivo Distrital de Bragança.

Responsável pela organização e preservação do arquivo paroquial de Torre de Moncorvo.

Promotora do restauro das Bandeiras da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo (séculos XVII e XVIII).

Promotora do tratamento e recuperação do Livro Antigo da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo (cerca de 900 exemplares).

Prémio Literário A. Lopes de Oliveira, 2010

O Lugar Feminino no Liceu de Sá de Miranda, Braga (1930-1947), Coimbra, Palimage Editores, 2009.

Áreas de interesse científico e de investigação

História Moderna e Contemporânea

História da Assistência e das Instituições

História da Região Transmontana

História das Mulheres

Esta notícia foi publicada em 7 de Março de 2024 e foi arquivada em: Notícias.