Saltar os Menus

Notícias

1 de Junho de 2025

Documento do mês de junho 2025 – Dia Internacional dos Arquivos | Festa dos Arquivos | Exposição “História e Genealogia da Casa de São Payo

Inauguração da Exposição “História e Genealogia da Casa de São Payo”, dia 09 de junho (segunda-feira), no Arquivo Distrital de Bragança, pelas 15h00.

Promovido pelo ICA – Conselho Internacional de Arquivos, celebra o papel fundamental dos arquivos na salvaguarda da memória coletiva, na promoção do acesso à informação.

Este ano, o tema proposto é:

“Arquivos Acessíveis: Arquivos Para Todos” 9 de junho de 2025

Para assinalar a data o Arquivo Distrital de Bragança, associa-se à iniciativa promovida pela DGLAB – 1ª edição da Festa dos Arquivos –  com a exposição “História e Genealogia da Casa de São Payo”, que decorrerá no próximo dia 09 de junho (segunda-feira), no Arquivo Distrital de Bragança.

O Arquivo “Casa de São Payo de Vila Flor” é um arquivo privado, doado pela família em 8 de Novembro de 1988 ao Arquivo Distrital de Bragança.

Este acervo documental é constituído por documentação acumulada por esta família aristocrática ao longo de 18 gerações e, baliza-se entre os seculos VII a XX.

Este acervo documental é de valor incalculável, quer pela quantidade e integridade das séries, quer pela sua diversidade e suportes de escrita. É constituído por documentos pessoais dos vários membros da família e de diversas famílias que com ela consorciaram; bens vários, coleção de pergaminhos, comendas, livros de inventários de Cartório e forais novos de Vila Flor, Mós, Chacim e Freixo de Espada à Cinta; Diplomas, certidões de batismos, casamento e óbito, cartas de nomeação em diferentes cargos, correspondência e, que constituem um contributo para a biografia e para a genealogia; para a história social do quotidiano, história política, para o conhecimento dos cerimoniais da corte e da relação dos monarcas com os seus donatários; para o conhecimento das relações entre os donatários e as populações dos respetivos senhorios e, para a história local, designadamente para a olisipografia.

Os arquivos constituem a memória de uma nação, de uma instituição ou de uma pessoa. São instrumentos importantes para a preservação e valorização do património histórico e cultural da nação, da comunidade, de um povo, e contribuem para fundamentar a tomada de decisões, para comprovar os direitos dos cidadãos. Os arquivos conservam informações relevantes sobre temáticas de interesse científico-histórico, assim como informações de valor administrativo, político e cultural, podendo contribuir para a reconstituição da memória coletiva. Os documentos de arquivo ajudam a comprovar a legalidade e transparência das ações institucionais, públicas como privadas.

Neste momento singular e universal de grande regozijo para todos nós, convidamos toda a Comunidade a celebrar a Festa dos Arquivos!

A exposição pode ser visitada na sala de leitura do Arquivo Distrital de Bragança até dia 30 de setembro.

Visite-nos!

 

Esta notícia foi publicada em 1 de Junho de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque.