Saltar os Menus

Notícias

1 de Junho de 2025

Documento do mês de junho 2025 – Dia Internacional dos Arquivos | Festa dos Arquivos | Exposição “História e Genealogia da Casa de São Payo

Inauguração da Exposição “História e Genealogia da Casa de São Payo”, dia 09 de junho (segunda-feira), no Arquivo Distrital de Bragança, pelas 15h00.

Promovido pelo ICA – Conselho Internacional de Arquivos, celebra o papel fundamental dos arquivos na salvaguarda da memória coletiva, na promoção do acesso à informação.

Este ano, o tema proposto é:

“Arquivos Acessíveis: Arquivos Para Todos” 9 de junho de 2025

Para assinalar a data o Arquivo Distrital de Bragança, associa-se à iniciativa promovida pela DGLAB – 1ª edição da Festa dos Arquivos –  com a exposição “História e Genealogia da Casa de São Payo”, que decorrerá no próximo dia 09 de junho (segunda-feira), no Arquivo Distrital de Bragança.

O Arquivo “Casa de São Payo de Vila Flor” é um arquivo privado, doado pela família em 8 de Novembro de 1988 ao Arquivo Distrital de Bragança.

Este acervo documental é constituído por documentação acumulada por esta família aristocrática ao longo de 18 gerações e, baliza-se entre os seculos VII a XX.

Este acervo documental é de valor incalculável, quer pela quantidade e integridade das séries, quer pela sua diversidade e suportes de escrita. É constituído por documentos pessoais dos vários membros da família e de diversas famílias que com ela consorciaram; bens vários, coleção de pergaminhos, comendas, livros de inventários de Cartório e forais novos de Vila Flor, Mós, Chacim e Freixo de Espada à Cinta; Diplomas, certidões de batismos, casamento e óbito, cartas de nomeação em diferentes cargos, correspondência e, que constituem um contributo para a biografia e para a genealogia; para a história social do quotidiano, história política, para o conhecimento dos cerimoniais da corte e da relação dos monarcas com os seus donatários; para o conhecimento das relações entre os donatários e as populações dos respetivos senhorios e, para a história local, designadamente para a olisipografia.

Os arquivos constituem a memória de uma nação, de uma instituição ou de uma pessoa. São instrumentos importantes para a preservação e valorização do património histórico e cultural da nação, da comunidade, de um povo, e contribuem para fundamentar a tomada de decisões, para comprovar os direitos dos cidadãos. Os arquivos conservam informações relevantes sobre temáticas de interesse científico-histórico, assim como informações de valor administrativo, político e cultural, podendo contribuir para a reconstituição da memória coletiva. Os documentos de arquivo ajudam a comprovar a legalidade e transparência das ações institucionais, públicas como privadas.

Neste momento singular e universal de grande regozijo para todos nós, convidamos toda a Comunidade a celebrar a Festa dos Arquivos!

 

A exposição pode ser visitada na sala de leitura do Arquivo Distrital de Bragança até dia 30 de setembro.

Constituída por  fotografias selecionadas do livro na posse da Família Sampaio, nomeadamente da Dr.ª Madalena Cary e de documentos do vasto acervo que foi doado ao Arquivo Distrital de Bragança, em 8 de novembro de 1988.

Gostaríamos de expressar a nossa gratidão à Senhora Professora Doutora Adília Fernandes e à Doutora Madalena Sampaio Cary, cuja participação foi um privilégio e elevou o Dia Internacional dos Arquivos e a homenagem à Família Sampaio.

Agradecemos também, ao Diretor do Conservatório de Música e Dança de Bragança, Dr. Rui Machado pela colaboração e ao Prof. João Dias e ao Rodrigues Dias, que nos presentearam com uma abertura do evento verdadeiramente brilhante.

Agradecemos a presença de todos!

 

Esta notícia foi publicada em 1 de Junho de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque.