6 de Julho de 2025
Divulgação | Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em História e Património
Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em História e Património – Ramo Arquivos Históricos «O Arquivo da Câmara Municipal de Vila Flor no Museu Dra. Berta Cabral: tratamento documental da série Atas das Sessões da Câmara Municipal de Vila Flor (1840-1910)», da autoria de Mara Natal Fonseca.
O trabalho realizado incidiu no tratamento documental da série Atas das Sessões da Câmara Municipal de Vila Flor, depositada no arquivo do Museu Municipal Dr.a Berta Cabral, para o período balizado entre 1840 e 1910. Foi efetuado o recenseamento da documentação, descrição arquivística e elaboração de um índice cronológico e uma lista de termos de indexação dos assuntos tratados nas deliberações tomadas pelo Executivo da Câmara Municipal de Vila Flor em sessão de câmara, desde o Liberalismo à instauração da República em Portugal. Para concretizar este objetivo foi necessário enquadrar a evolução da estrutura orgânica da câmara municipal de Vila Flor, em particular o período cronológico definido. Foi possível entender como evoluíram as circunscrições administrativas e as tutelas sobre o território. Este trabalho possibilitou a organização de uma lista de termos de indexação, resultante da identificação dos conceitos representativos do conteúdo dos registos das atas, e a elaboração de um índice cronológico que procura organizar e facilitar o acesso à informação, de acordo com a ordem temporal de ocorrência, o que permitirá aos seus utilizadores localizar rapidamente informações relacionadas a datas, garantindo a eficiência e precisão da consulta desta série documental, depositada no arquivo do Museu Municipal de Vila Flor.
Mara Natal Fonseca é licenciada em História (2017) e mestre em História Contemporânea (2020) e
História e Património, com especialização em Arquivos Históricos (2024), pela Universidade do Porto.
Membro da BAD, participou nas Oficinas de Investigação do CITCEM-FLUP (2025) e no XI Encontro da Primavera (FLUP, 2016). Publicou alguns estudos, nomeadamente: “As comemorações do armistício da I Guerra Mundial no Porto: o período entre as duas guerras (1918-1938) e “A Legação da Alemanha e a propaganda nazi em Portugal – Boletim Político e Boletim Semanal (1943).
A última publicação editada: “O Arquivo da Câmara Municipal de Vila Flor no Museu Dr.ª Berta Cabral: tratamento documental da série Atas das Sessões da Câmara Municipal de Vila Flor (1840-1910)”, foca-se no estudo desta série, no qual resultou o recenseamento documental do arquivo, a descrição arquivística e a elaboração de um índice cronológico e uma lista de termos de indexação dos assuntos tratados nas deliberações camarárias, desde o Liberalismo à implantação da República, em Portugal.
Parabéns pelo trabalho realizado!
Não temos dúvida alguma que o trabalho apresentado é útil e relevante para toda a comunidade de Vila Flor, nomeadamente, para o executivo do Município de Vila Flor, pois a preservação da história local e dos documentos é fundamental para a compreensão do passado e assim construir um futuro mais consciente.