1 de Agosto de 2025
Documento do mês de agosto 2025 – Profissão “Boticário”
O documento do mês dá relevo à profissão de “Boticário”, surge recorrentemente na documentação custodiada pelo Arquivo Distrital de Bragança, nomeadamente nos registos paroquiais e processos judiciais.
Por exemplo, no assento de batismo de Manuel, natural da freguesia de Santa Maria, concelho de Bragança, datado do ano de 1684, consta que o seu o seu padrinho, Francisco Dias tinha como profissão “Boticário”.
Assim, é de realçar que o antecessor do atual farmacêutico é o Boticário, o que tem botica, um género de depósito/loja de comércio, “vende drogas medicinais e faz mezinhas”. Ofício de corporação medieval de necessidade básica, a quem competia preparar manualmente as receitas que os médicos lhes faziam chegar, para a cura dos pacientes. Eles desempenhavam um papel importante na comunidade, como prestadores de serviços médicos e fontes de informação e conhecimento de grande amplitude. Os registos paroquiais são uma fonte rica de informações, especialmente para pesquisa genealógica. Eles contêm dados sobre nascimentos, batismos, casamentos e óbitos, que podem fornecer detalhes sobre famílias, localidades, profissões e até mesmo informações sobre a emigração. É a partir dos mesmos, que a história do sujeito individual se torna universal, pela autoconsciência da práxis humana que transforma e molda a sociedade.
Para localização de documentos onde consta a profissão “Boticário”, deverá aceder – https://digitarq.arquivos.pt/
1 – Iniciar pesquisa – Pesquisa avançada
2 – No campo – Pesquisar em todos os campos escrever a palavra “Boticário”
3 – Selecionar “Arquivo Distrital de Bragança”
4 – Pesquisar
Resultado da pesquisa: Lista de todos os documentos onde consta o nome da profissão.