11 de Setembro de 2024
Jornadas Europeias do Património 2024 – “Romarias como Património Cultural Imaterial”, distrito de Bragança
No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024, sob o lema Rotas, Redes e Conexões, o Arquivo Distrital de Bragança( https://www.patrimoniocultural.gov.pt/eventos2/jep/2024), associa-se e contribui com o evento online na sua página oficial com um conjunto de estampas religiosas e cartazes das festas religiosas com a temática “Romarias como Património Cultural Imaterial”
As romarias são uma atividade religiosa de peregrinação, uma manifestação popular ligada, em geral, à relação entre os devotos e o santo de sua devoção. Caracteriza-se por viagens individuais ou em grupos, a lugares sagrados, especialmente quando em visita a uma relíquia. Tem a finalidade de cumprir um voto, uma promessa, agradecer ou pedir uma graça.
A comunidade transmontana possuí em si mesmo um grande pendor religioso, onde a devoção é patente numa práxis ritualística, de entrega plena e profunda na imensidão da espiritualidade genuína que tão bem a carateriza.
Assim estabelecem-se pontes de confluência entre o sagrado e o profano num harmonia ímpar onde se desvelam valores atemporais.
As Romarias são lugares que transbordam a fé como um ato sagrado na sua plenitude, onde o indivíduo partilha os seus anseios, desejos e medos por meio de uma graça, promessa, oração e devoção.
As festas em honra do orago são marcadas pelo seu convívio, numa relação de fraternidade e solidariedade, sendo o mês de agosto o ponto mais alto com o regresso tão desejado dos emigrantes.
Este património, narra os primórdios do “religare” entre o homem e a divindade, sendo um solilóqio de paz e e serenidade.