Saltar os Menus

Notícias

1 de Setembro de 2025

Documento do mês de setembro 2025 – Transferência da Diocese de Miranda para Bragança, 1764

O documento do mês dá relevo à carta régia remetida ao Bispo D. Frei Aleixo de Miranda Henriques, onde concede no ano de 1764, que a diocese de Miranda fosse transferida para a cidade de Bragança. O bispo de Miranda era então D. Frei Aleixo de Miranda Henriques. A transferência foi autorizada por uma Carta Régia de D. José I e a confirmação Papal veio em 1776.

Este documento está publicado “Memórias arqueológico-históricas do Distrito de Bragança, Tomo III, pág 42“, de Francisco Manuel Alves, mais conhecido como Abade de Baçal, arqueólogo, historiador, etnógrafo e genealogista português de grande verticalidade e singularidade intemporal.

Transcrição e publicação do documento de Francisco Manuel Alves

«Reverendo bispo de Miranda Amigo.

Eu El Rei vos envio muito saudar. Sendo-me presente a vossa representação e os inconvenientes que há para se conservar a Egreja Cathedral do vosso bispado na cidade de Miranda, pedindo-me faculdade para se estabelecer na de Bragança por ser mais populosa, abundante e bem provida e estar no centro do mesmo bispado; e attendendo a que a referida cidade de Miranda se acha na mais remota povoação delle e em situação aspera e fragosa e ser o seu terreno pouco fructifero e a outros justos motivos que me foram presentes: hei por bem conceder-vos licença para que vos mudeis com os vossos conegos para a dita cidade de Bragança e estabeleçaes nella a Egreja Cathedral de vosso bispado, pela maior utilidade que resulta desta mudança a toda essa diocese e para que sem tanto incommodo possaes cumprir com as obrigações de vosso pastoral officio, vigiando sobre o bem espiritual de um tão numeroso rebanho.

Palacio de Nossa Senhora da Ajuda 17 de Novembro de 1764. Rei.»

Cota: PT/ADBGC/DIO/MSMDRBGC/DOC2/CX54/PT1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                         

(Cota: PT/ADBGC/DIO/MSMDRBGC/DOC221/CX46/PT4)

Pedido do Bispo de Bragança, para que se conserve a Catedral, unindo-se a de Miranda a ela; Relação do Rendimento do Bispado de Miranda; Rendas do Seminário do Bispado de Bragança.

Esta notícia foi publicada em 1 de Setembro de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque.